24.6.05

Campanha no Fórum PCs

Vale dar uma olhada na repercussão da coluna do Paulo Couto, no Fórum PCs, sobre a campanha. Ah, e também no artigo que ensina a implementar o filtro de palavras em sites baseados no mesmo sistema.
Para os que escreveram reclamando da falta de atualizações e por não termos publicado todas as sugestões de selos, pedimos um pouquinho mais de paciência - as últimas semanas foram muito corridas, tanto por questões pessoais/profissionais, quanto por conta das entrevistas sobre o Eu Sei Escrever.

118 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Boa noite, uma matéria abordando o tema da escrita abreviada na internet está sendo publicada nesse domingo, dia 25/06 no Jornal Diário do Rio Doce: no link
http://www.drd.com.br/cul4.htm

7:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi,adorei a idéia,tenho 27 anos,sou estudante de pós e acho horrível essa galera que escreve com o dialeto de chat,msn,um saco!E desvaloriza a língua,é uma falta de serviço pra educação.Estou com vocês,tenho minha UTOPIA PROFUNDA na net e sempre fiz questão de escrever da maneira decente,vou colocar um link de desse blog lá já,só não coloco banner,pois não sei mexer com html,ok?beijos e obrigada.

6:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, pessoal!
Sou professora de matemática e quase morro de tédio ao corrigir minhas provas, pois em questões do tipo "explique o que você entendeu sobre...", sempre aparecem estes termos que chamam de "linguagem internética", mas que para mim, é o verdadeiro caos do analfabetismo que já contaminou todos os adolescentes de hoje e das próximas 20 gerações! Cruzes!

6:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Somos da Escola Estadual Prof. Simão Mathias e estamos colocando o logo do "Eu sei escrever" na nossa página. Parabéns pela campanha.

10:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acrescentando endereço da nossa página:
http://geocities.yahoo.com.br/simaomathias/

10:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Me digam um exemplo de que alguém morreria por escrever "vc" ao invés de "você", "tb" ao invés de "também"... Isso é assassinato a lingua portuguesa? Eu não acho. Acho que é uma mudança... mudança da qual muitos preferem bater de frente e criticar primeiro, do que analisar e tentar compreender os benefícios práticos dessa transformação. A sociedade está mudando, ou você se atualiza ou fica para trás, reclamando de abreviações em um país onde a maioria não sabe ler e escrever.

(postei como anônimo pq não quero chateação)

12:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Faço parte de outro fóum que aderiu à campanha de vocês, é um fórum sobre jgoos de ps2, ou seja com maioria de participantes bem jovens e de um núcleo que vem cheio de gírias. O pessoal adorou a iniciativa e estamos felizes por fazer parte.
Beto :-P
www.psxgen.net

10:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal, a campanha é ótima!
Mereceu até recomendação da secção INTERNOTAS, da melhor revista semanal do país, a CartaCapital, de 22 de junho. Dêem uma olhada.

10:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho q a campanha eh mto legal. E q vcs taum de parabehns.

3:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sou uma excelente escritora mas também não suporto o assassinato que fazem com nossa língua (que é difícil, mas não impossível) em sites, blogs etc.
Parabéns pela campanha. Já tenho o selo no meu blog

3:22 PM  
Blogger Mari Ceratti said...

Julio, vou colocar o selinho pra campanha no meu blog! Olha lá depois :)
Seu teste do Samsung ficou muito legal! Pena que o celular é carééééésimo...
Queria dizer ao "anônimo" que mandou o comentário lá embaixo: "vc" e "tb" são o de menos... experimenta ler os textinhos de quem adora iXkreVEr aXIm. Além de insuportáveis de ler, dão muito mais trabalho para escrever. Acho que a massa cinzenta de quem escreve dessa forma fica totalmente consumida nesse processo... aff
Beijos pra você, Julio!
Mari

12:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

kra eu gostei da campanha é bem lgl mas mesmo assim ñ consigo tc da form de ants pois é falow...
blz pura bjs pras htas é claro

4:22 AM  
Blogger Artigos legais said...

Apesar de não saber escrever, mas tentar muito, estou apoiando também essa campanha! O "Internetês", na minha opinião, é mais uma forma que as pessoas encontraram para continuar a sua maratona para atrofiar os seus cérebros, pois antes de saber escrever é necessário saber pensar.

Parabéns pela iniciativa!!

11:54 AM  
Blogger AnaCristina said...

Boa tarde. Sou professora de Biologia em Portugal e uso, de vez em quando, o internetês no msn mas não nos telemóveis... Mas isso é na minha vida pessoal! Na profissional, sou exigente com os alunos para que escrevam em português, português.
Apoio completamente a campanha e já coloquei o logo no meu bolg.
Acho que o problema reside em identificar os sitios onde se deve usar cada linguagem, ter o discernimento de perceber que o msn e os telemoveis não são iguais a uma prova ou a uma notícia... Nós, adultos, conseguimos diferenciar mas os mais novos não sei se têm essa capacidade!
Bem hajam pela ideia...

11:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

aff....
isso eh uma merda
ew escrevo du jeitu q qruuuu e faso axim msm intaum fica quetoooooooo

vo cria um site contra isso!!

pra todus us internautas...

tp... eu uso essa linguagem nu PC + na escola escrevo normal...dexa as pessoas escrever na net o jeito q qiserem e num reclamem....

viu!!!!

flw....bjssss

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

anonimo...
olha...eu nao escrevi o "nao" certo...pois...meu teclado esta ruim... mas...eu amei essa campanha contra escrever errado...

espero que consigam nada!!

xD

5:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

AKI AKI AKI
VC VC VC VC
FLW FLW FLW
BLZ BLZ BLZ

ISSO EH O BOMMMMM D+

AQUI AQUI AQUI
VOCE VOCE VOCE
FALOW FALOW FALOW
BELEZA BELEZA BELEZA

EH TD RUIMMMMMM
KERO Q ACABE ESSA CAMPANHA Q EU N GOSTEI !!!!

5:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro(s) Anônimo(s)!
Fico bastante feliz de não poder lhes dar um exemplo de alguém que tenha morrido por escrever "vc" no lugar de "você". Na condição de anônimos, teríamos um enorme cemitério de indigentes.
Se argumentar que o importante é o conteudo e não a forma, acredito que uma bela idéia escrita no bom Português tem muito mais valor. É isto, simples assim.

7:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá.

Parabéns pela iniciativa.

Já divulguei em meu blog (www.nagado.blig.ig.com.br ) e vou ajudar no que puder.

Se precisar de charges ou ilustrações para incrementar a campanha, entre em contato.

abraços
Nagado

9:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei a campanha,
acho que ela deveria ser estendida a CPI, onde o vale-tudo verbal está cômico para quem acompanha os debates.
See ya.

9:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alguém que não quis se identificar coloca abaixo que: vc, tb ... é mudança e "avanço", dizendo que não quer ficar para trás. Entretanto, devemos lembrar que existe uma "memória visual", ou seja, lendo uma palavra diversas vezes, aprendemos a escrevê-la. Além disso, qualquer documento sério não pode conter coisas desse tipo e todos terão um dia que criá-los, relatórios, apresentações, redações em vestibulares,provas, currículos, dissertações, etc.
Não se pode achar que o que é bom para "bate-papo" informal, sirva como referência para qualquer coisa. A pessoa que escreveu abaixo provavelmente é adulta e não pode esquecer que crianças e adolescentes não entendem com tanta facilidade que devem separar as coisas, escrever corretamente e bater um papo informal num chat.
Claro que ninguém vai morrer por causa disso, mas, que tal pensar um pouco mais no futuro!

10:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha, eu adorei a inciativa do site, gostei muito mesmo, e é muito bom conscientizar os internautas de que escrever certo é um dever sim de todos...
Eu também estou no maior esforço para me auto-corrigir...mais eu vou conseguir sim^^
rsrsrs
Beijo para todos...

12:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!Vi o selo da campanha de vocês em um blog que visito e achei a idéia excelente!Estou levando o código HTML do selo pra colocar no meu blog.Abraços e parabéns pela campanha!

9:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom, parece meio besta, mas eu gostaria de saber em 'como me filiar'??
Obrigada a todos...

11:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Boa noite!Achei bem legal a idéia de vocês.Acho que temos que valorizar a nossa língua e escrever corretamente é fundamental.Parabéns pela iniciativa.

8:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

A idéia é ótima, elogio pequeno, por sinal. Mas o Sr Site está demorando pra nascer, não?
Espero que tudo isso não fique apenas só na "iniciativa".

6:54 PM  
Blogger Macabea said...

Essa escrita abreviada vai totalmente de encontro à sua função inicial, que é a de agilizar a comunicação, na medida em que, se o leitor é obrigado a pensar alguns segundos para entender o que está escrito, isso já é um sinal de que a comunicação não está ágil, muito menos eficiente.

11:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi,olha,também acho que um "vc","tb" ñ vai matar ninguém,né?
uma língua meio que extrovertida,que a gente fala com quemquiser,se quiser!
ñ é por que escrevemos de um jeito diferente que significa que ñ sabemos escrever!!!
ah,caso esteja com dificuldade:ñ significa não!
ñ acho certa essa campanha
ñ acho que há problema em ser "extrovertida" com os amigos
ñ gostei do jeito que você chama as pessoas que falam assim
ñ acho que essa "campanha" tem sentido.
francamente,ñ to nem aí!

ñ vou colocar "anônima" por que o que os outros acham,pouco me importa!!!

7:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Poxa Paulo! Onde é ki tá escrito q inventar moda é crime??? Tem tanta gente se preocupando em criar meios de incentivar os jóvens, e vem vc com essa de acabar com nossa linguagem???? Por mais q vc tente, me desculpe dizer, mas... Fracassará meu amigu!! rs
A linguagem: virtual/cibernética/internética ou seja lá o q for sempre terá seu espaço aki na net... Isso é apenas uma maneira de nós aderirmos ao grupo dos internautas... Num tem nada a ver com "assassino" da Língua Portuguesa... Estou desenvolvendo minha monografia dentro desse assunto tão polêmico...
Já dizia um certo lingüísta... "Temos q criar uma língua q facilite a identificação de tons de voz..." E tem melhor do q essa q surgiu???? Me digam companheiros desse mundo virtual, será se alguém vai conseguir acabar com a nossa "gíria" virtual??
Entendam de uma vez por todas: As gírias não sumiram até hoje!!! e muitos dos q são contra essa linguagem super/hiper/mega divertida um dia acabam mandando msg via celular só para economizar as letras e o "bolso"... rsrsrs
Ñ keira q o mundu seja só formado por idéias tradcionais, nós keremos ser mesmo é suuuuuuper radicais falow!? rs
1 super bjão prus meus fãs!! Q ao lerem este comentário saberão q sou eu... @#@$#%¨%¨#$#$!$#$&¨%$# hihihihihihi

2:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Julio, vamos observar só 1 pekeno detalhe nos próprios comentários aki expostos... Tem gente apoiando vc, e ao mesmo tempo, fazendo uso dessa linguagem... Me desculpe dizer, mas o único problema aki está no gosto de cada um... e na falta de personalidade de outros... Como é ki eu vou ser contra uma linguagem, e acabo pondo "aff" para expressar meus sentimentos???
Essa língua ainda vai parar no dicionário meu k-ro!!! rsrs
E se duvidar eu mesmo vou criar um... Com mais de mil verbets em internetês... rs
Ôw dona Maria Ceratti, c falhou ao escrever o tal "aff"... Pq c num pôs o avi maria mermu!? kkkkk

3:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Queridos amigos sem senso de humor, vcs deveriam estar se preocupando com outras coisas para divulgar na net...
E naõ tirar a diversão dos jovens, ou vc queria que os jovens se divertisse nas drogas, nas ruas?Hem? Amigos se vcs bem perceberem seus esforsos serão em vão,pois DEUS criou em 7 dias e a cada dia ele ia fazendo uma mudança, mas nem Ele que é o dono do mundo não obriga ninguem a mudar.
Então queridos tudo nessa vida sofre transformações é a lei! então aquietem-se e aproveitem essa linguagem legal que alguem em um dia de muita inpiraçaõ iventou para nossa alegria. E diversão. Divirtão se galera pois a nete foi criada especialmente para nós..... Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

8:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu simplesmente adorei a campanha e linkei nos meus blogs e no meu flog! tbm vou participar da comunidade no orkut!!!

5:49 PM  
Blogger Santa Panela said...

Estou apoiando a campanha colocando o log em meu blog.

Parabéns pela inicativa.

7:23 PM  
Blogger Nina said...

Ah, eu apóio essa campanha!!!
Adorei!
Abraços...

10:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bela aroba v6 fazerem esse site nois internautas sabemos muito bm o q escrevemos,blz!!!!

1:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

naum apoio

1:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

vcs naum sabe eh u ki taum fzndu issu eh perca di tempu divcs nois naum vamus mudar meixmu!!!!!

1:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Escrevi um artigo sobre a campanha da uma olhada http://nossobrasil.weblogger.com.br

Abraços e sucesso!

12:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pena que essa campanha morreu na praia. Os criadores não tiveram culhões pra levar adiante. Rendeu umas entrevistas, alimentou o ego, deu um obaoba e ficou por isso. Bah.

11:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber se a campanha vai evoluir ou se este blog está em "hibernação prolongada"... eu falo/escrevo Português Europeu, mas tenho o mesmo tipo de preocupação/cuidado. Sou pela liberdade, e penso que no chat ou SMS é admissível o uso de "linguagens" próprias - elas acabam por fazer parte de nossa identidade numa determinada comunidade; só fica errado quando "transbordam" para outros meios, como blogs, páginas pessoais e suportes tradicionais de escrita (livros, etc)

2:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Paulo Couto, não me foi possível comentar seu artigo no Fórum PCs sobre este tema (sei que o registo é fácil, mas não valia a pena para um único comentário). Alguém comentava - recentemente - que "nós" (portugueses) dublamos (ou dobramos) as novelas brasileiras e "traduzimos" os autores brasileiros... posso afirmar que é mesmo piada. O som das novelas é o original, e os livros são publicados exa(c)tamente com a mesma grafia do original.

2:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi! Adorei a idéia e vou aderir a campanha.
Eu mesma as vezes escrevo errado e vejo que isso se tornou um hábito terrível e quando vou escrever uma carta acabo usando de maneira errada.
Então já tem um tempo que estou tentando escrever da maneira correta.
Tenho um site e na próxima atualização vou colocar o banner lá.
Beijos e obrigada
Andréia
mistylove@gmail.com

12:39 AM  
Blogger Tango said...

Minhas mais sinceras congratulações por esta iniciativa tão bem vinda. Encontro com frequência palavras ou mesmo textos inteiros cujo significado é um completo mistério, mas que o autor garante estar escrito em português.

Se a intenção de tamanhas atrocidades é "agilizar a comunicação", como os defensores desta aberração dizem, na prática a coisa passa longe disso.

Entendo perfeitamente a necessidade uma comuncação rápida nos canais síncronos e de certa forma defendo: uso um plugin em meus softwares de substituição automática (vc = vocês, qq = qualquer, qnd = quando, etc.). Porque mais importante que "falar" com presteza, é se COMUNICAR com presteza.

Tenho o banner da campanha em meu blog já a algum tempo.

10:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu já aderi à campanha, viu! É um absurdo o que fazem com o Português... francamente!

3:20 PM  
Blogger Jonatas Oliveira said...

Meu blog aderiu à campanha!! Mas kd as atualizações???

6:20 PM  
Blogger Fana Fanii said...

Já linkei!!!!

3:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela iniciativa! estou apoiando, com os banners em meu site www.cjmicros.com e em fóruns que participo.
Publiquei em meu site a algum tempo, um manifesto sobre outra mania atual do brasileiro, o gerundismo... O texto é de autoria de Natan Evans.
Vale a pena ler.
http://www.cjmicros.com/modules.php?name=News&file=article&sid=114

Cesar Jr.
Belo Horizonte - MG
cesar@cjmicros.com

10:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Como o endereço não apareceu completo acima, segue o texto sobre o "gerundismo";

Lembrem-se da seguinte regra gramatical:

o gerúndio NUNCA vem depois de um verbo no infinitivo.

Leia Mais

Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando (recortar), estar imprimindo (imprimir) e estar fazendo (fazer) diversas cópias, para estar deixando (deixar) discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando (falar) sem estar espalhando (espalhar) essa praga terrível que parece estar se disseminando (disseminar-se) na comunicação moderna, o gerundismo.

Você pode também estar passando (passar) por fax, estar mandando (mandar) pelo correio ou estar enviando (enviar) pela Internet. O importante é estar garantindo (garantir) que a pessoa em questão vá estar recebendo (receba) esta mensagem, de modo que ela possa estar (esteja) lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta (se dar conta) da maneira como tudo o que ela costuma estar falando (falar) deve estar soando (soar) nos ouvidos de quem precisa estar ouvindo (ouvir).

Sinta-se livre para estar fazendo (fazer) tantas cópias quantas você vá estar achando (ache) necessárias, de modo a estar atingindo (atingir) o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral.

Mais do que estar repreendendo (repreender) ou estar caçoando (caçoar), o objetivo deste movimento é estar fazendo (fazer) com que esteja caindo (caia) a ficha nas pessoas que costumamestar falando (falar) desse jeito sem estar percebendo (perceber).

Nós temos que estar nos unindo (nos unir) para estar mostrando (mostrar) a nossos interlocutores que, sim!, pode estar existindo (existir) uma maneira de estar aprendendo (aprender) a estar parando (parar) de estar falando (falar) desse jeito.

Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo (seremos) obrigados a estar emigrando (emigrar) para algum lugar onde não vão estar nos obrigando (nos obriguem) a estar ouvindo (ouvir) frases assim o dia inteirinho.

Sinceramente: nossa paciência tem estado (está) a ponto de estar estourando (estourar).

Um "Eu vou estar transferindo a sua ligação" que eu vá estar ouvindo (ouça) pode chegar a estar provocando (provocar) alguma reação violenta da minha parte. Eu não vou estar me responsabilizando (me responsabilizarei) pelos meus atos. As pessoas precisam estar entendendo (entender) a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando (entrar) na linguagem do dia-a-dia."

Enviado por e-mail pelo Sr. Natan Evans Brito

http://www.cjmicros.com/modules.php?name=News&file=article&sid=114
Cesar Jr.
Belo Horizonte - MG

11:02 AM  
Blogger efvilha said...

Olá!Eu me recuso a contribuir com a criação dessa nova linguagem "internetês". Sou da área da lingüística, e deveria achar até normal essa adaptação esdrúxula à dinâmica desse meio de comunicação.
Mas, convenhamos, é inventividade demais. Ou, desconhecimento total da língua. Em meio a tanta inventividade, desaparecem os maus tratos com a nossa língua. Estou nessa campanha. Já a incluí no meu blog: http://sonetosesonatas.blogspot.com

11:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há algum tempo tenho conhecimento da existência desta campanha, portanto, gostaria de dar-lhes minhas sinceras congratulações pela iniciativa.

AtomX FórumPcs

3:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Desenvolvi um símbolo para ser utilizado na campanha, é apenas uma humilde sugestão.

O mesmo foi enviado através de e-mail, para:

preuss@forumpcs.com.br

Um grande abraço e boa sorte pessoal.

AtomX
FórumPcs

3:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá.
Achei muito boa essa campanha.
Já os tenho em meu blog, e esperamos juntos conscientizar a todos que, "escrever feio não é bonito!"
Como muitos não têm vergonha de escrever errado?
Boa sorte a todos nós!

7:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente, se o brasil fosse feito de pessoas só como vocês, estaria perdido.
Vocês não acreditam que o jovem brasileiro possa diferenciar a linguagem que usa na internet e no mundo " exterior".
Isso é uma visão preconceituosa para com o jovem, acreditando que somos apenas ignorantes, e vocês, adultos, donos da verdade.
Pois é, como podem ver, sei escrever de forma correta, e sei em que ocasiões devo utilizá-la.
Façam uma reflexão, vejam se realmente as suas idéis fazem sentido.
Obrigado
M. 15 anos

6:22 PM  
Blogger c. said...

Adorei a campanha. Já coloquei o selinho no meu blog e quando for ao orkut entro na comunidade. Abraços.

5:28 PM  
Blogger Kodai said...

Ao invés dessa campanha, porque não fazer uma campanha pela valorização da educação e pelo fim da aprovação automática, verdadeira causa da falta de educação geral dos jovens de hoje, que não respeitam ninguém´, só falam palavrões e não sabem escrever nada?

De nada adianta filtrar mensagens, pois o "aki" pode virar "aqi" ou "aci" de tão burrficados que estão os jovens de hoje.

Basta ver qualquer fórum ou bate-papo. Quantas vezes nós vemos "vocês reclamão demais" e coisas do gênero?

A campanha "Eu sei escrever" tinha que ser mudada para "Salvem a educação - FIM DA APROVAÇÃO AUTOMÁTICA E PELA VOLTA DA DISCIPLINA NAS ESCOLAS"

Hoje em dia os professores vão à escola com medo de ter uma turma de bandidos. Não ensinam nada, todos passam de ano automaticamente e o resultado é o que vemos aí. E olha que internet ainda é coisa de classe média e alta. Já pararam pra pensar como escrevem os jovens de classe baixa?

Vamos fazer uma campanha de verdade para mudar a educação do Brasil e punir os responsáveis pela "burrificação" do ensino, ou seja, políticos e intelectualóides em geral.

10:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

oi
eu axo mto legal essa linguaguem do internetex
eu uso direto e todox ox meux amigos usam tamem
;P

9:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

afinal o que é o desenvolvimento?
A humanidade já deveria ter alcançado um nível de desenvolvimento, onde o bom senso, o respeito, a alegria, a perfeição fizessem parte de nosso DNA.Mas ainda o que se vê são grupos querendo se impor, se preocupando com o que de maneira alguma devia ser preocupação.Estamos na era da informática e ainda não somos perfeitos no que fazemos, gostei da lembrança dos datilógrafos, que em suas máquinas "a vapor", fizeram chegar muitos conhecimentos até nós, pois sem a escrita ainda estaríamos na pré-história, apesar de ás vezes aparecer uma escrita na minha tela, que mais parece comunicação de "trogloditas", como eu não pertenço a essa tribo, ignoro.
A educação brasileira precisa mesmo ser valorizada, pois se nas escolas, além de aprender escrever, aprendéssemos a sermos humanos evoluídos, construtores da paz, preservadores DA ESPÉCIE e de tudo o que precisamos para sermos diferenciados dos animais irracionais, certamente uma campanha como essa não seria necessária. Estaríamos participando de campanhas concretas, como por exemplo:
"CORRUPÇÃO NÃO"
"BASTA DE IMPOSTOS"
"EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA TODOS"
"TODOS TEM DIREITO AO LAZER SADIO"
"ABAIXO PRESÍDIOS, VIVA A LIBERDADE"
e outras tantas para devolver a dignidade ao brasileiro.
E o gerundismo. Isso parece uma praga que contamina todo mundo, eu as vezes me pego falando assim, fico numa raiva?
Mas,parabéns pela campanha, que se faz necessária diante nosso subdesenvolvimento.

10:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

vlw pela esclarecida, maixxxx fala miguxes eu goxtu e poithu finarl

1:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Endosso a campanha de vocês. Quase morro de raiva quando leio esta linguagem rídicula.

Ps: tenho 18 anos, e desde quando entrei na internet aos 14 acho isso rídiculo, é claro que as vezes cometo falhas mas não faço QUESTÃO de fazê-lo.

5:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

pouxa vidááááááááá
é ton legalz falar axiMM
pouxa, ninguein vai tirar ixu da menha kbça e nein da kbça d kein Uzá
pourq xi escrevemus axim aki na net
PODEMOS ESCREVER CORRETO EM PROVAS, TRABALHOS E ETC...
ESCREVER DESSE JEITO TE ENCOMODA? OK, PODE ENCOMODAR, MAS VOCÊ ACHA QUE É O CERTINHO...O SANTO E QUE TODAS AS SUAS ATITUDES AGRADAM?
POR FAVOR...
É COMO ACABEI DE LER EM UM COMENTÁRIO ACIMA...
TODOS ESTÃO FALANDO:
'OLÁ, APOIO A IDÉIA...E ETC..ETC..ETC..'
MAIS A MAIORIA SEMPRE TEM UM 'KD' ABREVIADO...UM 'VC' ABREVIADO...
E COMO JÁ DISSERAM...
EXISTEM PESSOAS QUE ESTÃO DANDO MORAL AQUI NO SITE...MAIS PARA POUPAR O BOLSO...IRÃO ABREVIAR AS MENSAGENS DO CELULAR...
MAIS UÉ...NÃO SÃO CONTRA ESSE 'TIPOW DI LINGUAGEIN INTERNÉTIKÁÁÁÁÁ'?
VÃO CUIDAR CADA UM DA VIDA DE VOCÊS
LIBERDADE DE EXPRESSÃO...
EU ESCREVO COMO EU QUERO E NA HORA QUE EU QUERO
XENDU AXIM
OU
SENDO ASSIM

BEIJOS PARA TODOS
BjOs para toudusss

by Isabela 15 Anos

2:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

desde quando falar abreviado significa destruidores da paz?
nossa meu...é cada coisa que eu leio aqui...
catarina...acorda querida...
By Isabela 15 Anos

2:51 AM  
Blogger Luiza said...

Parabéns pela iniciativa. Sou nova no mundo "blogueiro" e quero aderir a campanha no meu blog. Li a reportagem no msn notícias e já que estou começando, é melhor começar certo. Eu pego o selo aqui mesmo ou no ForumPCs???
Laços e Abraços para você!!!

9:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

oi. acho que nao tem nada haver essa historia de ficar criticando as pessoas que falam AXIM, eu por exemplo, fico um tempao na net e sei escrever direitinho. é mais rapido digitar em miguexes, estou demorando o dobro do tempo só para escrever esse comentario de maneira correta. Mas por favor
DEIXEM AX PEXOAX ESCRVEREM COMO QISEREM!!!!
Obrigada pela atenção

2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hahaha, nas comunidades online de fora os usuários já ridicularizam as pessoas que digitam errado (ou que usam acrônimos em excesso).

Tenho minhas dúvidas se aqui vai acontecer o mesmo, sendo que a minoria que não expele lixo pelos dedos constantemente prefere desistir dos brasileiros e usa esses serviços em línguas estrangeiras (e lá geralmente escondem que são brasileiros, ou têm uma "assinatura" maldizendo o país, vai entender).

8:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém é obrigado a escrever certo, portanto os incomodados que se retirem, quem opta em escrever "erradu" vá postar em Blog que faça a campanha do "EU XEI EXCREVER ERRADU"

7:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá.
Tenho 25 anos, sou formada em Comunicação Social. Eis minha opinião a respeito do "internetês":
Bem, acredito que variações sempre existirão. Se não for agora será mais tarde. Palavras como "vc", é até aceitável já que se trata de abreviação. E não vamos esquecer que o "você" já foi "vossa mercê", o que veio para substituir um "tu". Mas é claro que isso passou por um processo. A palavra tem significado em si, ela é comunicável, qualquer um entende. A minha revolta é distorcer o significado das palvras com o internetês. Uma vez que é preciso reaprender uma palavra nessa "língua" não é mais parte da nossa língua. Já topei com uma adolescente que usava o internetês e eu não conseguia entender nada. E para que eu pudesse entender tive que pedir para ela: "Fale em português". É revoltante o que se está fazendo da nossa querida língua portuguesa, mas temos que encarar os fatos por mais trágicos que sejam... Essa moda pode vir a ser permanente algum dia. Honestamente, eu espero já ter morrido até lá.

11:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

achei super interessante a iniciativa de vocês para que escrevêssemos corretamente também na internet , tenho 17 anos e na hora de fazer alfuma redação, sempre me confundo com algumas palavras que abrevio na internet ,mas, acredito que usar abreviação é muito mais prático contanto que não seja cheio de "x" porque acho totalemnete inapropiado um cara de 20 anos que escreve "axim" , simplismente não combina...
acredito que não tenha problema usar abreviação se você souber como se escreve de maneira culta...
"bjos" ou melhor beijos a todos...

9:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Puxa vida - finalmente alguém resolveu tomar uma iniciativa contra essas ridículas "abreviações" em uso nos chats e e-mails. Pessoalmente, tenho a dizer que nem sequer leio um e-mail que não seja escrito de forma decente. O mais interessante é que defendem a "abreviação", nas na realidade só usam esta maluquice por modismo - geralmente quem usa não percebe o quando soa e aparenta ridículo. Cá para nós, quem escreve "naum" em vez de "não" está abreviando o quê? Cada uma...
Usar gíria já é outra coisa, e mesmo gíria tem uma ortografia particular - geralmente as palavras usadas como gíria tem origem na boa e velha língua portuguesa e naturalmetne têm que seguir as mesmas regras de ortografia. Ou alguém vai me convencer que popozuda ou cachorra tem que ser escritas erroneamente porque são usadas como gíria?
O uso destas palavras corrompidas na Internet não é nada mais que um modismo originado por pessoas que não têm habilidade para escrever - um grande desserviço à nossa lingua materna. É uma pena que alguns adolescentes inteligentes caiam nessa, e mais triste ainda que alguns adultos compartilhem dessa barbaridade.
Por último, mas não sem importância, concordo com aqueles que escreveram que somos livres e podemos escolher como nos comunicamos. O detalhe é que se queremos nos fazer entender pelos nossos interlocutores, temos que escolher uma grafia que seja compreensível pela maioria; caso contrário, o destino é a segregação em guetos de comunicação que em nada ajudam na vida em sociedade.

Parabéns pela iniciativa!

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Paulo,

A Limite Produções está produzindo um programa para o Canal Futura e gostaríamos de contar com sua participação.

Como poderia entrar em contato para conversarmos melhor?

att,
Carol Oliveira
produção
Limite Produções
carol@limitenarede.com.br

6:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem opnar deveria deixar o nome. O anonimato e sinonimo de covardia,
Os congressistas brasileiros que o diga.
E horrivel essa escrita distorcida no entanto,o errar dentro de um limite e humano e normal.

3:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Me chamo Carlos Roberto da silva (Ipatinga MG)
As pessoas que opnarem deveriam deixar o nome.
O anonomato,muitas vezes, e sinonimo de covardia (como o voto secreto no congresso brasileiro).
Essa forma alternativa de escrever so piora o quadro de analfabetismo funcional que assola o pais.
Minha senha nao entrou.

3:29 PM  
Blogger Yuri Almeida said...

Saudações!!
Gostei da idéia e das ações desenvolvidas...
Como faço para contribuir com o movimento?

3:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Apoio total e irrestrito ao projeto. Sou professor universitário de comunicação e todo semestre eu mando refazer trabalhos (e pasmem, provas!) por causa dessas atrocidades.

O selo vai pro meu blog (quando reativá-lo...)

2:20 PM  
Blogger JPS said...

A campanha morreu? A quantas anda? Não se ouve mais falar nesse assunto.

2:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, as desassistidas, também apoiam esta causa. Parabéns pela iniciativa.
Abraços, THA.

12:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela campanha e já levei o selo! Abraços!

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

/LoL

7:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lol sao apenas abreviacoes utilizadas para agilizar na digitacao... computador tem q ser rapido, ninguem gosta de esperar...
Escrevo nas normas somente em uma redacao, carta, prova, enfin.. em coisas importantes.. e outra, ah pessoas que dizem q ah linguagem, como vcs mesmos dizem "Internetes", eh uma liguagem nova.. ah liguagem do computador.. Ou seja, ninguem esta errado... pois isso nao eh portugues... se como diz sua campanha, Eu sei escrever(no caso vc) parabens, pois eu tbm sei... na minha ligua =)

Quanto as pessoas q confundem uma coisa com a outra (ex: poe "vc" em prova) isso eh normal, aprenda um ligua diferente, ingles ou espanhol.. e vai notar q as vezes vc confude as ligua, misturando palavras e falando aquela M...

Bom, aos Srs. amantes da lingua portuguesa, desculpe os vc`s, pq`s (ate tentei manerar rsrs)e a falta de acento.. os quais nem deveriam existir no teclado da minha lingua =)

Quanto ao anonimo que disse:
"Eu acho q a campanha eh mto legal. E q vcs taum de parabehns."

Estou rindo muito parabens xD HUAhuAhuAHuAh

Ps: Mude o nome da campanha para "Eu sei escrever em Portugues"

BjuX..
(Como de costume do blog =P)

10:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Infelismente essa batalha já está perdida para vocês, pois os usuários mais comuns, ou seja, os próprios criadores das abreviassões, são sem sombra de dúvidas uma maioria esmagadora, e todos eles sabem o quanto o português é burro e ignorante, mas, "cada um cada um" 100+

4:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho rídiculo essa "mania".
As pessoas não se dão conta de que mesmo dizendo que "na escola escrevem direito", não escrevem não, tudo se torna hábito e aí quando menos espera em uma entrevista de emprego ou em uma prova vai escrever não= naum, assim = axim, etc. Podemos ver os resultados desse "internetês" nas provas de redação.
E também acho que nem a desculpa de abreviação é aceita, pois "naum" é uma palavra com mais "dígitos" do que não.
Apóio a campanha, vou criar mais banners e colocar no meu website pessoal e no meu blog.

Um abraço,
Areta do Bem

11:44 AM  
Blogger Cristiane Franz said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:21 PM  
Blogger Cristiane Franz said...

Ótima a iniciativa de vocês. A maneira como o pessoal escreve realmente me preocupa. E o pior é que quando eu tento falar alguma coisa, geralmente me chamam de chata ou radical.

Fico contente de ver que existem pessoas que se sentem incomodadas como eu.

Apoio a campanha 100%

11:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

5:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

A escrita usada no "internetquês" não é de todo errado na minha opinião...óbvio, cada caso é um caso. Infelismente muitos (principalemnte jovens) não compreendem que o português ainda é o idioma oficial e que deve ser usado na grande maioria dos casos. A campanha é uma ótima iniciativa...

10:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

A escrita usada no "internetquês" não é de todo errado na minha opinião...óbvio, cada caso é um caso. Infelismente muitos (principalemnte jovens) não compreendem que o português ainda é o idioma oficial e que deve ser usado na grande maioria dos casos. A campanha é uma ótima iniciativa...

10:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

A escrita usada no "internetquês" não é de todo errado na minha opinião...óbvio, cada caso é um caso. Infelismente muitos (principalemnte jovens) não compreendem que o português ainda é o idioma oficial e que deve ser usado na grande maioria dos casos. A campanha é uma ótima iniciativa...

10:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meus sais, eu não estou sozinha! Com que prazer deparo-me com essa iniciativa e, mais feliz ainda por saber que Paulo Couto (adooooro) está por trás desse movimento com seu excelente Forum PCs.

Consegui ao longo dos últimos anos, "escolar" alguns amigos para que ficassem atentos à linguagem utilizada via Internet para que não prejudicassem a clareza da informação ou do bate-papo. O perigo do internetês ser incorporado ao hábito, or si só, já é um sinal para que seja utilizado com ressalvas.

Que os jovens e/ou aculturados criem sua própria linguagem, acho até válido. Eles conversam com muitos amigos ao mesmo tempo através de messengers e são naturalmente impacientes e precipitados, para dedicarem-se com maior aprumo ao que escrevem. O uso de abreviações nestes casos torna-se essencial para manter o bom andamento da comunicação, sem perder a lógica: tb-também, vc-você, tlvz-talvez, msm-mesmo etc.

O contraponto nessa agilidade é o uso do internetês exagerado, que provoca a perda da clareza, objetividade e capacidade de construir uma idéia. Na maioria dos casos, essas característcas serão levadas para a vida adulta, onde a competitividade profissional é mais acirrada.

No início do ano passado, pude ler algumas redações enviadas a uma empresa que pedia aos candidatos que descrevessem "Por que você quer esta vaga?" Confesso que morri de rir ao ver as (?)explicações(?) de alguns concorrentes que foram desclassificados antes do final do primeiro parágrafo.

A batalha mais difícil será mostrar que, da mesma maneira que não se usa casaco em praias durante o verão tropical, também não deve o internetês ser utilizado largamente em qualquer ambiente como o que vem ocorrendo.

Mil beijinhos.
Elida Kronig / ADILE*RJ

2:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já aderi à campanha!

Mil Beijinhos.
Elida Kronig / ADILE*RJ

2:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi^^

Só pra avisar que eu estou aderindo a campanha, coloquei o selo no meu blog....

Bjos

1:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

4:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu simplesmente adorei a proposta, já procurava por um trabalho/campanha sério assim há tempos na Web, ah, que bom que finalmente encontrei! Sucesso para todos vocês ! É realmente deprimente ver as pessoas agredirem tanto o português na Internet... =´[. Mai uma vez, ótimo trabalho!

9:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

4:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá

Tenho 13 anos e também não gosto quando escrevem coisas "incompreensíveis". Minha melhor amiga escreve tudo com X. Vivo ando bornca nela por causa disso. Acho que a linguagem utilizada em chats deve permancer nesse, desde que a pessoa saiba que está escrevendo completamente errado. Acho que, cada vez mais, os joven sde hoje em dia esquecem de seus objetivos na vida e começam a desvalorizar a língua portuguesa, sendo que esta é essencial para um bom desenvolvimento brasileiro. Falata educação! Concordo 100% com o projeto!

Beijos!

1:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ali em cima

*dando
*bronca
*jovens de
*falta

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

5:23 PM  
Blogger Daniel said...

Olá!
Meus parabéns pela iniciativa!
Já coloquei a referencia no meu blog. Muito legal!
Um abraço!

11:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Também dou o maior valor a essa matéria, pois desde que começei a mexer com computador, internet, etc, tinha reparado essa mania que está crescendo, em escrever abreviado.
É uma chatice isso e o melhor mesmo é escrever corretamente.
Parabéns pela iniciativa e vamos torcer para que dê frutos.
Pedro Celso

7:42 AM  
Blogger Arquivista said...

Acho errado o nome da campanha, deveria ser "eu sei digitar". Na minha modesta opinião, cada pessoa tem direito de escrever da forma que preferir e escrever certo ou errado não tornará ela diferente. A situações que é agradável ler e escrever errado outras não. Melhor seria mostrar de outra forma o objetivo da campanha, o público que acessa esse blog sabe digitar. Os jovens que escrevem errado, o fazem porque acham que fica bonito e com estilo e com o tempo vão mudar e começar a digitar corretamente. Na minha opinião é tão normal escrever errado para um jovem como para um adulto escrever certo. Não, não sou jovem.

5:52 PM  
Blogger Unknown said...

“Eu sei escrever”. A iniciativa dessa campanha, muito louvável, aliás, tem conseguido adeptos, seguidores, militantes e simpatizantes, todos com o intuito de preservar a Língua Pátria das constantes “deformações” a ela impostas decorrentes de seu uso impróprio e errôneo.

Tarefa árdua, já que a campanha “Eu num sei iscreve, i daí?”, que mesmo estando ainda apenas em fase de elaboração no subconsciente de tantos, e sequer contando com sites de divulgação on-line, tem conseguido preocupar aqueles que prezam o uso correto da língua.

No tocante ao “internetês”, grande modificador de palavras, criador de expressões e acima de tudo desrespeitador da língua culta, temos também uma campanha implícita, embora com muitos seguidores na prática, seja ela: “Eu sei escrever, maix.iscrevu.erradu.xim!”

Campanhas paralelas, opiniões divergentes, discussões infindáveis e, por vezes, infrutíferas. Saber escrever é essencial, querer que todos escrevam corretamente é utópico, e querer apenas fazer a parte que nos cabe dentro deste contexto é nobre.

Farei, pois, a minha. Participarei da campanha ativamente, começando por este texto. Escreverei certo e de forma exemplar. Tentarei persuadir aqueles que não querem escrever certo a fazê-lo. E continuarei me preocupando com aqueles que não podem fazê-lo por ignorância da língua, e talvez, por esse motivo, adotem o “internetês” para encobrir, ou para suprir esse desconhecimento.

Digo isso porque nós, professores, temos seis aulas semanais para ensinar a língua e seu uso correto (menos de uma hora diária) e os alunos passam no mínimo o triplo disso frente ao PC desaprendendo.

Isso realmente me preocupa. Pois aqueles que sabem empregar corretamente a língua e não o fazem, por qualquer motivo absurdo que possam vir a alegar, apenas atestam sua ignorância e descompromisso, mas o fazem por vontade.

Mas e quanto aqueles cujo aprendizado é prejudicado devido a essa linguagem virtual devastadora dos padrões cultos? E aqueles que não conseguem assistir às aulas de Português sem as considerarem enfadonhas e inúteis já que frente ao PC pode-se escrever como quiser sem restrições?

Para esses, e para resgatar e resguardar o uso escorreito da nossa querida Língua Pátria, devo sugerir uma nova campanha: “ Eu ensino a escrever”.

Desta campanha já sou militante, e faço modestamente a minha parte.

10:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi! estou levando o selo da campanha! Vou apoiar sim!!!
Concordo com as idéias!
Tchau!

10:40 AM  
Blogger Stella Petra said...

Olá!
PARABÉNS pela bela iniciativa. Já posteu em meu blogger: http://olharesdestellinha.blogspot.com/
Abraços

3:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da campanha, vou aderir e colocar o selo no meu blog.

abraços.

11:17 AM  
Blogger bete p.silva said...

Amei a iniciativa, parabéns!
(nAUm estamUxXx AGuEntAnU +)

3:05 PM  
Anonymous Diversidade.com said...

Adorei a campanha!

9:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

UAHUAHUSAHUHS A campanha é boa para os funkeiros kekeke..

5:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

pruq vcs fazem içu?

5:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Misericórdia

4:20 PM  

Postar um comentário

<< Home




Assine nosso RSS para receber novidades sobre a campanha:



Assinar com Bloglines

Powered by Blogger

Written by Julio Preuss