8.6.05

Comunidade no Orkut

Seguindo a ótima sugestão do André Breves, criamos uma comunidade Eu sei escrever
Atualização: em menos de 24 horas a comunidade já tem quase 150 integrantes!

31 Comments:

Anonymous Anônimo said...

miax pq tantu problema com ixu! eh apampa ixcreve axim! v6 naum axaum?

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

naum sei naum pq issu tah acontecendo. qui chato. flw

4:01 PM  
Anonymous Carlos dos Santos Reis said...

Os exemplos acima refletem o acerto dessa iniciativa para melhorar a escrita (pelo menos, tentar). É muito triste constatar como certas pragas espalham-se rapidamente.

5:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ae, mto loka a parada, mano, huahuahua...

5:23 PM  
Anonymous Donizete said...

Parabéns pela iniciativa!
Percebo que os erros aludidos não são só virtuais ou propositais. São também oriundos da má alfabetização por parte das nossas escolas, da preguiça em escrever e do descaso dos pais, onde também me incluo.
Da caligrafia dos nossos jovens então, nem se fale.
Depois, não adianta irmos chorar na Delegacia como o Pelé está fazendo.
Por favor, não perdoem o gerundismo também. Não agüento mais o "vou ir".

5:53 PM  
Blogger IsCrEvE Eh ImPorTi said...

A iScRiTa eh 1 DoS mAiOrIs bEnS q A HuMaNidaDi PoSui. MuItAs pEsOaS nAum DaUm vALoR a eLa, e fAzEm dA LiBeRdaD q eh iScReV, uMa bAgUnÇa oNd O ErRaDo eh u CeRtu e u cErTu pArEcE sEr ErRadU. IsSo TeM q MuDar!!!! A NeT diVulGa eSsa "msgem" d uMa foRma AsSusTaDoRaMeNt rÁpIDa. MiLhoEs d JoVenS uSam EsSe TiPo de "isCriTa". E nAum pErCeBem u qUum PrEjUdiCiAl IsSo eh. SiNcErAmEnT nAum InTeNdo u MuTiVu. Pq FaZer dU CeRtu u ErRado? Si NoS SaBeMus LeR eh pq AlGm noS InSiNo. E tEnHu cErtEza q nAuM NoS inSinO a iScreVe aSsIm. Vc q eh ADepTu a Tal "cUltuRa" e TeOrIcAmEnte SaB Ler, Mi rEsPonDa Uma CoIsa: Qto TeMpu vC LeVo pRa LeR eSsE TexTo???

7:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu não me incomodo com abreviações como "aki" ou "vc". Agora, o que mais me deixa triste são erros não propositais, aqueles que demonstram que a pessoa não sabe mesmo escrever.

Por exemplo... Eles "esquecerão" ou "esqueceraum" o material em casa, em vez de "esqueceram". É um erro muito comum e muito básico. é uma "simples" troca do passado pelo futuro!

8:05 PM  
Anonymous Barbara said...

Graças a Deus! Alguém precisava se manifestar contra o estupro à nossa linguagem escrita. Tomara que as pessoas acordem...

8:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fta do qe fzr, heim ?

8:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabenizo a iniciativa. Lembro que o Deputado Aldo Rebelo apresentou na Câmara Federal um projeto de Lei obrigando a correta utilização da língua portuguesa em anúncios, textos, etc. em substituição aos "estrangeirismos", que são mais comuns nas denominações e publicidades, as quais usam o inglês como se fora língua universal. Essa febre, que mais parece uma opção de pessoas aculturadas, avança inclusive nas comunicações empresariais onde se usa a rede mundial de computadores. Está se tornando impossível analisar um texto oriundo de área tecnológica sem a utilização de expressões grafadas em inglês. Os profissionais da área se sentem obrigados a seguir essa linha de redação para não serem tratados com preconceito dentro das empresas. O preconceito se baseia em tratar como "analfabeto" aquele que não domina com fluência tais expressões em inglês. Espero que a iniciativa de vocês tenha milhões de participantes, principalmente de todos aqueles que não se envergonham de nossa rica e maravilhosa língua-pátria.
Sérgio Vianna.

9:19 PM  
Blogger Igor said...

Cheguei pelo No Mínimo e aplaudo de pé a iniciativa!! Se a comunidade no orkut for criada, estarei lá com certeza!!!
[]'s

10:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Voces nao vao tem sucesso

OMG!

12:51 AM  
Blogger Tango said...

Senhores, eu gostaria de deixar aqui meus mais sinceros agradecimentos e minha simpatia por sua causa, que também é minha.

Tenho agonizado todos os dias, quando entro na Internet e assisto um verdadeiro linchamento de nossa língua.

Contem com meu apoio.

10:06 AM  
Anonymous Nilda said...

Eu estou lá. Adorei a inicitaiva, parabéns!!! Ôpa, eu sei escrever!!!!
Nilda

10:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gizele
Acabei de tomar conhecimento desse site através do jornal... Adorei a iniciativa!!! Escrever mal é um problema que atinge grande parte dos brasileiros, reflexo do nosso sistema de ensino precário. Essas abreviações só pioram o quadro!!!
Mais uma vez: parabéns pela iniciativa!

Gizele - São Paulo/ SP

10:21 AM  
Anonymous Jack0ne said...

Sou contra a campanha, a começar pelo titulo. Intencionalmente ou não, vocês sugerem a superioridade dos adeptos desse movimento, enquanto rebaixam os demais.

Saber escrever é mais que seguir as rígidas normas impostas por uma gramática, é saber se comunicar. Nossa lingua não está morta, e as mudanças são inevitáveis. Aliás, muito me admira vocês não estarem pregrando o portugues de portugal. Aquele sim era puro, não?

Todo esse "internetês" surgiu pela dificuldade de digitação, e não pela ignorancia. Salvo os casos extremos, essa "nova lingua" parece bem mais prática e eficiente. É isso que os icomoda tanto?

10:28 AM  
Anonymous Rafael said...

mais, kual a de vcs?
vcs naum taum vendu ki issu naum vai resolve nada? pq vcs naum fazem uma campanha di conscientizassaum de verdadi, ao inves de faxer um blog soh pra massajear o egu de uns 15 fi da puta que sabem por virgulas? taum fazndu porra nenhuma a naum ser aumentar o preconceitu contra gente que escreve axim comu eu.
vcs, axandu que saum um processo, uma forssa exterior ao fenomeno de comunicassão da internet, fenomenu du kual fais parti escrever axim, na verdade fazen partchi dessi fenomenu, tantu duma maneira bem direta cuantu duma maneira dialetchica.
tantcha jente iscrota junta, meu deus, pernostica.
v6 naum saum melhor do que ninguem por saberem acentuar.
e vaum tomar no cu.
beixitus. =****

10:40 AM  
Blogger Gil Mara said...

Abreviações não são erros e quem usa mesmo a rede para se comunicar com outros sabe da necessidade do uso dos "vc, pq, ñ", não compreendo a utilização de "naum, v6, tah"... mas não quero julgar as pessoas por conta de uma espécie de gíria. Qdo me deparo com "quizer", por exemplo, aviso a pessoa... é assim que posso contribuir, alerto para erros de concordância, abuso de gerúdios.
Eu sei escrever! Se alguém encontrar algum erro nesta msg agradecerei qdo me avisar.
Gil Mara

12:24 PM  
Blogger Paulo Henrique M. de Oliveira - Advº. said...

É evidente que estão de parabéns, sim, os idealizadores da campanha. E, se ela tiver o condão de modificar apenas um internauta, então terá valido a pena.
Veja o acerto da campanha, analisando as idiotices que os ignorantes postaram aqui. O pior de tudo é que sequer se assumem, na medida em que postam escondidos no anonimato. Ora, quem está convicto e satisfeito com sua própria ignorância não precisaria ficar anônimo.
Não há nada de preconceituoso e nem se está querendo formar uma "casta" superior, mas o nivelamento há de ser por cima, sim. Paradigmas tem de ser os que melhor se comunicam e não os alienados ignorantes.
Não estamos estudando as causas, mas tentando combater os efeitos.
Há uma postagem que afirma ser importante o se comunicar, quase que a dizer que pouco importa a forma. Isto é coisa de lingüista metido a neo-intelectual da USP. A realidade é bem distante dos devaneios desses acadêmicos. Vá preencher uma proposta de emprego com erros crassos e veja se consegue a vaga. Preconceito lingüístico é coisa de Bagnos e Possentis da vida.
Falar e escrever bem, além de tudo, é muito gostoso, dá prazer de falar e de ouvir, de escrever e de ler.
A questão dos estrangeirismos abordarei em outra mensagem.

12:56 PM  
Anonymous Nilda said...

Paulo Henrique, eu adorei seu comentário! é isso mesmo. Um abraço, Nilda.

1:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei a idéia! Parabéns pela iniciativa.....
A maioria da população brasileira pode ser considerada analfabeta funcional e agora aqueles que tem acesso ao computador e, portanto, acesso a educação de alguma forma estão se tornando também analfabetos!

2:31 PM  
Anonymous Elmo said...

Excelente adorei a iniciativa...a radio CBN tambem deua noticia, agora `as 16h00.
Elmo

4:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sucesso na Campanha!
http://idalia.blogdrive.com/

11:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

É a primeira vez que faço uma visita
a uma comunidade do "orkut". E a últi
-ma. Não sei de outras páginas; porém
julguei(mal) encontrair aqui pessoas
preocupadas(aspas), em discutir asun-
tos um pouco(só) mais sérios.Claro que deve haver alguém nessa rica comunidade que não escreva "ixu" etc.
A esses minhas saudações aos "outros'
meus respeitos, porém nunca é demais
pedir,(não vou mais) um pouco de cor-
-reção no escrever

1:12 PM  
Anonymous Peterson said...

Abandonem essa iniciativa.
visitem o Manifesto Vc
http://orkutcidio.wordpress.com/manifesto-vc/

10:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahaha

alguém ja ouviu falar na liberdade de expressão? cada um se expressa da maneira q quiser, amigos. Não acho legal o uso do 'internetês' em vestibulates ou concursos públicos, mas estamos na Internet, um local, q muita pessoas usam pra desestressarem d dias cansativos, ond,em geral são obsevadas o dia todo e colocadas a prova a todo instante. aqui na intenet ñ estamos sendo avaliados, ñ temos a obrigação d seguirmos normas estabelecidas, tanto pq, regras servem para ser quebradas. OU SEJA, escravam corretamente em lugares em q vc realmente precisa escrever corretamente, e aqui na Internet, escrevam como quiser =D

5:24 PM  
Anonymous HelioX7 said...

Todo esse “internetês” é sinônimo de ignorância da norma culta, preguiça física e mental para uma correta digitação (ao invés de “teclação”) e uma necessidade presumível de novas gerações de fazer algo “diferente” (mesmo que sejam TOLICES, como escrever e falar, ou se expressar, de maneira inadequada ou inconveniente em determinadas situações).
Concordo que, eventualmente, possam haver uns deslizes na expressão de uma língua, no desejo de se comunicar com outrem, mas sempre e em certas circunstâncias, NÃO!!!
Uma sugestão a vocês que usam e abusam desse LIXO lingüístico: ESTUDEM, APRENDAM e PRATIQUEM a NORMA CULTA, pois, assim, talvez não precisem dessa “DESCULPA ESFARRAPADA” de estarem usando uma “nova forma” de expressão que “facilita” na hora de “tc” e blá, blá, blá…

11:57 PM  
Blogger Rejane said...

Nossa, esse site veio a calhar, um prato cheio, para um projeto de pesquisa que vou desenvolver "A forma de escrita encontrada no Orkut"

Alguém pode me dar algumas dicas?

Grata,
Rejane

8:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

vai td mundo que naum gosta da maneira que escrevemos no orkut se fuder

12:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

sim esta certo que vocs sabem escrever mas se tivessemos uma educação de qualidade melhor , não so voces mas todo o BRASIL saberia escrever nossa lingua deve ser valorizada sim mas temos que aceitar que existem pessoas que tem certos problemas . A comunidade deve existir ? sim mas considerando que não devem se auto valorizar porque sabem escrever mas sim considerando que algumas pessoas receberam menos instruções

11:29 PM  
Blogger pica pau said...

sim esta certo que vocs sabem escrever mas se tivessemos uma educação de qualidade melhor , não so voces mas todo o BRASIL saberia escrever nossa lingua deve ser valorizada sim mas temos que aceitar que existem pessoas que tem certos problemas . A comunidade deve existir ? sim mas considerando que não devem se auto valorizar porque sabem escrever mas sim considerando que algumas pessoas receberam menos instruções

11:31 PM  

Postar um comentário

<< Home




Assine nosso RSS para receber novidades sobre a campanha:



Assinar com Bloglines

Powered by Blogger

Written by Julio Preuss